Modalidade exclusivamente destinada às mulheres.
Na competição são destacadas a beleza e muita técnica em pista.

Regulamento
  Ficha de Inscrição


REGRAS BÁSICAS

O Campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES é uma competição exclusivamente destinada às mulheres (o esporte também pode ser praticado por homens). Os 3 tambores é um esporte que alia habilidade, precisão e velocidade.
A competidora deve contornar os Três Tambores no menor tempo possível, mantendo o percurso oficial, onde o cavalo deve correr para o tambor número 1 (tambor direito), passando pela direita do mesmo e completar uma volta de aproximadamente 360 graus em torno. Em seguida, dirigir-se para o tambor número 2 (tambor esquerdo), passando pela esquerda do mesmo e completar uma volta de 360 graus. Logo após, dirigir-se ao tambor 3 (tambor à frente), passando pela esquerda do mesmo e fazendo outra volta de mais ou menos 360 graus, disparando em seguida para a linha de chegada/partida. O percurso também pode ser executado com a primeira volta à esquerda e as duas outras à direita.

TEMPO

A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida, delimitado por um equipamento de fotocélula wireless, de alta precisão, que é usado no início e término da prova. O derrube de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final, e é permitido o toque de apoio ao tambor, trazendo-o a posição correta.

DISTÂNCIA ENTRE TAMBORES

A medida oficial dos tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º, podendo variar conforme a disposição da pista ; Erro de percurso, se a competidora cair do animal .

PESO MÍNIMO

Para garantir a igualdade de competição, o peso mínimo das amazonas deve ser de 65 kg, incluindo manta, freio e sela (equipamento completo). A pesagem deverá ser feita após a apresentação.

EQUIPAMENTOS

É permitido qualquer tipo de equipamento para o conjunto, desde que não provoquem danos físicos ao animal. Se o juiz da prova constatar danos físicos ao animal, a competidora será desclassificada.
ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO ÀS COMPETIDORAS CLASSIFICADAS PARA A NOITE ENTRAR NA ABERTURA E ESTAR A DISPOSIÇÃO 30 MINUTOS ANTES DO HORÁRIO MARCADO.

DIRETRIZES DE PONTUAÇÃO

O ranking e, consequentemente, a pontuação do campeonato serão definidos pelo montante de pontos adquiridos na classificação de cada competidora em etapas do campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES, ou seja, a vencedora será a competidora que ganhar maior número de pontos na soma de todas etapas do campeonato.
A premiação das etapas do campeonato serão divididas através do valor total da premiação da seguinte forma:

1º = 23%
2º = 19%
3º = 15%
4º = 13%
5º = 10%
6º = 5%
7º = 4,5%
8º = 4%
9º = 3,5%
10º = 3%

RESPONSABILIDADE COM O ANIMAL

Toda e qualquer responsabilidade com o animal será da atleta (ou responsável em caso de atleta menor de 18 'dezoito' anos) e de seus colaboradores, devendo esta contratar veterinário, transporte adequado, embocadura que garanta integridade física do animal, sela, cabresto, alimentação, e demais utensílios necessários para o trato com o animal, sempre garantindo a integridade física deste. Deverá a atleta (ou responsável em caso de atleta menor de 18 'dezoito' anos) se responsabilizar pela segurança do animal, isentando o campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES, seus organizadores, parceiros e organização do evento de qualquer dano que o animal venha a sofrer durante a competição. A comissão de prova, ou em sua ausência, o juiz de prova entendendo que o animal não possui os equipamentos mínimos necessários para a competição, poderá este desclassificar a atleta.
A atleta será responsável pelo tratamento do animal, devendo esta (e) designar pessoa habilitada para desempenhar tal função. Será desclassificada a atleta cujo animal apresentar maus tratos, assim como presença de sangue após a passada, independente de quem tenha a originado.
A desclassificação por maus tratos dar-se-á pela comissão de prova ou pelo juiz de prova na pista ou fora dela, ou a qualquer momento durante a etapa, e não haverá devolução da taxa de inscrição.

DIREITO DE IMAGEM DO ATLETA E DO ANIMAL

Todas atletas concordam expressamente ao fazer a sua inscrição no campeonato e aderir a este regulamento que suas imagens e de seu(s) animal(is), poderão ser utilizadas em divulgações do referido campeonato, dos organizadores e de parceiros deste. Com a inscrição da atleta, esta autoriza o campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES e seus organizadores a utilizar, sem ônus adicional, suas imagens e do(s) animal(is), ambos em repouso ou durante a prova, nos meios de publicidade.
As imagens, se utilizadas, serão única e exclusivamente para divulgação publicitária da marca do campeonato e de seus organizadores.

TRAJES DE PROVA

Eliminatória: Traje Liberado com exceção de camiseta regata, obrigatório Chapéu ou Boné. Semi-final e final durante o rodeio: Traje Oficial Obrigatório competidora e treinador e, se solicitado, camisa oficial do campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PARA DESEMPATE NO RANKING GERAL

Se houver empate ao final do campeonato (atletas que ganharam o mesmo número de pontos ao decorrer do campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES, a atleta que obtiver maior número de vitórias (etapas vencidas do campeonato) será a vencedora. Se houver empate no número de vitórias (etapas vencidas do campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES, a atleta com maior assiduidade (número de participações, sem abandono, dividido pelo número de etapas do campeonato) no campeonato será a vencedora. Caso no quesito de assiduidade também haja empate, o prêmio deverá ser igualmente dividido igualmente entre as atletas.

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

Qualquer dos itens mencionados como desclassificatórios neste regulamento de campeonato inibirão a competidora de concorrer a qualquer prêmio ou benefício do campeonato ou da etapa em questão. A desclassificação do campeonato ou etapa não permitirá que a competidora esteja no ranking da competição. Se for sinalizado à organização do campeonato, pela comissão de prova ou juiz de prova, que a atleta teve conduta/comportamento antidesportivo ou falta grave, a desclassificação, ou não, da atleta em questão, será julgada pela organização e informada formalmente à mesma.
As competidoras que não respeitarem os especificado no item Patrocinadores do presente regulamento geral.

ETAPAS

A classificação das etapas e divulgação das mesmas estarão sendo divulgadas individualmente pelo site www.topteamcup.com.br, e-mails e mídias sócias. Cada etapa possui suas particularidades como: horários, quantidade de dias de competição, quantidade de eliminatórias, premiações, restrição de patrocinadores, parceiros, etc.

PATROCINADORES

O uso de quaisquer materiais (sela, camisas, mantas, etc) de patrocinadores individuais da atleta deverá ser autorizado pela comissão juntamente com o juiz do campeonato. A utilização indevida de marcas sem autorização poderá acarretar em desclassificação da competidora. A utilização do uniforme é obrigatória quando solicitada pela TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES e/ou prepostos. As competidoras deverão obrigatoriamente usar a camisa do Patrocinador ou Patrocinadores Oficiais ou camisas que contenham as TAG's de marcas dos patrocinadores indicados pela TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES. Deverão utilizar as camisas com o referido merchandising nas eliminatórias noturnas e na final de cada etapa.

JUIZ DE PROVA

O Juiz de Prova determinado pela TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES para a avaliação das atletas, animal, arena/pista e condições do evento, tem autonomia para tomada de decisões conforme mencionado neste objeto.
Este Juiz têm autonomia para cancelar/anular, adaptar e modificar as condições de realização de provas e configurações de arena/pista sempre visando a segurança das(os) atletas e dos animais, bem como julgar, e desclassificar a atleta ou animal se assim se fizer necessário. As decisões do Juiz são definitivas e inquestionáveis no momento da etapa. O Juiz de prova poderá determinar a entrada e saída da arena/pista pela atleta e animal a qualquer momento. Desacatar ordens do Juiz de prova será considerado falta grave, ou seja, o conjunto (atleta e animal) fica sujeito às penalidades determinadas no regulamento.
Qualquer ofensa dirigida ao juiz de prova feita pela competidora ou membros de sua equipe acarretará na desclassificação da competidora da etapa.

INSCRIÇÕES

Cada atleta poderá correr com mais de um animal durante a etapa (exemplo: corre com um animal por eliminatória e outro na final). Não será permitido o mesmo animal para mais de uma competidora.
Cada atleta poderá fazer até 02 (duas) inscrições ,porém com animais diferentes.
Cada inscrição dará direito 02 (duas passadas) durante a eliminatória .
Classificasse somente uma vez ou seja com o melhor tempo .

EXAME DE SANGUE, ANEMIA, GTA E MORMO

Toda etapa será exigido exame de anemia infecciosa e GTA e, quando necessário for, também será exigido exame de mormo. O exame de sangue para aferir doping poderá ser realizado a qualquer momento e em qualquer etapa, sempre a critério exclusivo dos organizadores do campeonato TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES ou do Juiz de prova. O exame será realizado no animal durante a etapa, podendo ser a qualquer momento desta, desde que após a passada do dia do referido animal. Deverá o exame ser fiscalizado por órgão competente e determinado pela TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES. Em sendo detectado que o animal está fora dos padrões determinados pela ANS e Anvisa, será o mesmo eliminado da etapa, sem aproveitamento dos seus resultados, ficando a atleta suspensa de competir pelo TOP TEAM CUP - TRÊS TAMBORES durante o período de 1 ano, respondendo ainda pelas implicações cíveis e criminais pertinentes.

ACOMPANHANTE DE PISTA

Considera-se como acompanhante de pista o treinador, responsável legal ou maior de idade indicado pela atleta. Será permitida a presença de 01 acompanhante de pista por atleta e por passada na arena/pista. A presença do(a) acompanhante será permitida apenas durante a montaria da atleta que acompanha, não podendo adentrar antes ou permanecer após a passada em questão. O acompanhante de pista também está incluso no item Patrocinadores e a competidora está sujeita as penalidades caso não siga as determinações do item. Não será permitido ao acompanhante de pista entrar na arena montado no momento da passada de sua competidora.

DISPUTA FINAL - ÚLTIMA ETAPA

A grande final do campeonato 2014 será realizada em data e cidade a ser definida.
A Premiação da grande campeã será de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) + fivela personalizada;
A Premiação da 2ª a 10ª colocada no ranking geral será definida no decorrer do campeonato devendo ser igual ou de maior valor que o ano anterior.
A final será disputada durante 4 dias, sendo que cada dia será a título de pontuação o equivalente a uma etapa de R$ 10.000,00 (somente para pontuação) e as porcentagens divididas do 1º ao 10º lugar.


© Maio-2011 Top Team Cup - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por SMS-Online - Sérgio Martins Sistemas Online